Lentes de contato em porcelana
Os materiais fazem parte de uma evolução muito forte no ramo odontológico. Eles evoluíram com o tempo, e passaram a dominar o mercado com novas soluções, mais interessantes e mais baratas. Há os materiais tradicionais, mas também os materiais avançados recentemente criados. Cada um no fundo ocupa seu lugar nas preferências, e aqueles que antes serviam para tudo agora servem para algumas situações. Dificilmente os materiais mais interessantes saem realmente de moda.
O material porcelana é muito tradicional. Tem histórico muito antigo, e serve para muitos setores. No ramo dos dentistas, ele serve para substituir os dentes, aqueles originais, e pode ser amplamente usado em qualquer tipo de dente. Como lente de contato, seu uso é mais recente, mas muito expressivo. Entra em versões normalmente mais espessas que os outros materiais, mas muitas vezes é aquele que as pessoas naturalmente escolhem.
Lentes de contato em porcelana: a opção natural?
Sim e não. Primeiro pela nomenclatura. Lentes de contato em porcelana são as chamadas facetas. Elas são mais espessas que o normal e são usadas em lentes que requerem bastante ou pouca (a depender do caso) raspagem do esmalte do dente original. Facetas são interessantes, sempre, mas ás vezes não são as mais indicadas. Quando são indicadas?
- Quando o paciente quer porcelana de qualquer jeito;
- Quando os dentes originais estão prontos para elas;
- Quando é recomendado bastante trabalho na adaptação do dente original á lente posterior;
- Quando o preço é convidativo em relação aos concorrentes;
- Quando suas características mecânicas são preferíveis.
Porcelana é uma opção viável para lentes baratas?
Não necessariamente. Embora elas sejam competitivas com os outros materiais disponíveis, lentes de porcelana não são baratas e podem sair o mesmo ou até mais que a operação de colocar a lente. Por outro lado, tecnicamente elas podem vir a ser recomendadas. Ou seja, lentes de contato em porcelana são interessantes se o caso recomendar a isso. Por outro lado, a porcelana tem uma aparência diferenciada, e pode ser preferida em relação ás outras opções. Isso é questão de aparência e de arbítrio do cliente, assim como de recomendação ou não do dentista. Consulte-o e avalie seu caso.