O que são as lentes de contato estética?
As lentes de contato estética são lâminas extrafinas colocadas sobre um ou mais dentes para melhorar a sua aparência. Feitas de resina ou porcelana, a sua confecção é realizada de acordo com os objetivos que paciente deseja obter com esse tipo de procedimento.
Com vida útil de 5 a 10 anos, existem situações que podem exigir a manutenção das lentes de contato estética durante esse período, como adaptação, retração gengival e falha na cimentação. E uma vez colocadas as facetas dentárias, elas não podem ser removidas. Isso porque o desgaste realizado no dente natural para a sua aplicação é irreversível.
Por isso, não deixe de procurar um odontologista especializado em lentes de contato estética para fazer uma avaliação criteriosa a fim de preservar a sua saúde bucal.
Como é feita a aplicação das lentes de contato estética?
Depois da avaliação com um profissional capacitado, o primeiro passo para a aplicação das lentes de contato estética é fazer um planejamento criterioso do procedimento.
Dessa forma, nessa sessão são definidas todas as especificidades das facetas, como a escolha do tipo de material, o tamanho e a cor que mais harmonizam com o sorriso e a face do paciente. Já na segunda etapa os dentes naturais são desgastados para que possam receber as lentes de contato estética.
Por fim, antes da aplicação das facetas é realizado um teste para verificar se elas atendem às expectativas do paciente e se não é preciso fazer algum ajuste. Sendo assim, para sair do consultório com um sorriso renovado graças às lentes de contato estética são necessárias pelo menos 4 sessões.
Para quem as lentes de contato estética são contra indicadas?
O tratamento para aplicação das lentes de contato estética não é indicado para quem:
É suscetível a ter cáries;
Possui dentes frágeis, com risco de queda, oclusos ou sobrepostos;
Sofre de bruxismo, ou seja, com o ranger dos dentes;
Tem o hábito de roer as unhas ou morder objetos, como lápis e canetas.
Além disso, quem não segue uma rotina de higiene bucal precisa passar por uma avaliação a fim de checar se seus dentes estão saudáveis o suficiente para suportar o procedimento.