O que são as lentes de contato para dentes?
As lentes de contato para dentes são lâminas extrafinas que são colocada sobre a superfície dos dentes. E é justamente por conta da sua espessura, semelhante a de uma lente de contato ocular, que elas recebem esse nome.
Geralmente, as lentes de contato para dentes duram entre 5 e 10 anos e podem ser feitas de resina ou porcelana. A escolha da matéria-prima depende dos objetivos que o paciente deseja alcançar com esse tratamento.
É importante ressaltar que esse procedimento é definitivo. Uma vez colocadas as facetas, elas só podem ser substituídas, não removidas. Isso porque mesmo realizando um desgaste pequeno no dente natural, ele é irreversível. Por isso, procure um profissional capacitado para realizar um planejamento criterioso antes de colocar as lentes de contato para dentes.
Para quais casos a lente de contato dental é indicada?
Versátil, as lentes de contato para dentes podem ser aplicadas em um dente ou em toda a arcada dentária. Desde que o paciente tenha uma rotina de higiene bucal diária e mantenha seus dentes fortes e saudáveis, esse procedimento pode ser utilizado para corrigir problemas de:
Espaçamento;
Cor;
Forma;
Textura;
Tamanho.
Pacientes que possuem problemas ortodônticos, como dentes tortos, devem primeiro realizar um tratamento para sanar essa questão antes da aplicação das lentes de contato para dentes.
Sendo assim, não deixe de consultar um odontologista qualificado para realizar uma avaliação e descobrir qual a técnica mais adequada de acordo com as suas necessidades.
Quem não pode colocar lentes de contato para dentes?
O procedimento para aplicação das lentes de contato para dentes não é recomendado para pessoas que não têm uma rotina de higiene bucal e que são mais suscetíveis a ter cáries. Quem possui dentes fragilizados, com risco de queda, sobrepostos ou ainda oclusos também estão no grupo de risco do tratamento.
Além disso, as lentes de contato para dentes não são indicadas para aqueles que têm diminuição do esmalte dental, bem como pessoas que sofrem com o bruxismo, ou seja, que têm o costume de ranger os dentes, e possuem o hábito de roer as unhas ou lápis e canetas.